Nós Mulheres

Não é o homem superior à mulher,nem a mulher superior ao homem.Mas não é certo dizer que ambos são iguais em tudo.
A realidade é maior e mais bonita:A mulher possui qualidades especificamente femininas que,quando se unem as qualidades especificamente masculinas,permitem conseguir resultados maiores,mais expressivos e mais ricos que poderiam se alcançar,quando cada um dos sexos trabalham separadamente.

D. Helder Câmara








segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Os sete Pecados Capitais


Recebi este Meme do Blog Tocando estrelas. Fico agradecida por estar entre as 8 (oito) pessoas escolhidas .O Meme representa os Sete Pecados Capitais.E de acordo com as regras devo falar sobre a presença destes sete pecados em minha vida. Regras: Publicar as suas respostas, passar para 8 blogs, avisar os escolhidos.


Para falar sobre a influência deles em minha vida achei necessário fazer um comentário anterior sobre cada um deles:
Os pecados capitais são aqueles que mais são praticados como vícios de conduta pelos homens. A partir da percepção dos pecados mais praticados, foram reunidos e enumerados no século VI pelo papa Gregório Magno, mas foram definitivamente incorporados e firmados no século XIII pelo teólogo São Tomás de Aquino.

São eles:
Avareza: É o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, priorizando-os .
Gula: É a busca constante e incontrolável por comida e bebida, mas há quem também considere a gula por comprar, por usar, por possuir e outros.
Inveja: É o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. O invejoso ignora tudo o que é e possui para cobiçar o que é do próximo.
Ira: É o intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor que pode ou não gerar sentimento de vingança. É um sentimento mental e emotivo que conflita o agente causador da ira e o irado.
Luxúria: É o apego e o desejo descontrolado por prazeres carnais, também conhecida como lascívia. É a entrega descontrolada ao sexo em busca de prazer.
Preguiça: É a aversão ao trabalho, a falta de capricho, o desleixo, a lentidão e a recusa em se esforçar.
Soberba: É o mesmo que arrogância, caracterizada pela falta de humildade, pelo sentimento de auto-suficiência afirmando seu ego .

Eu após estudos e tentativas de crescer espiritualmente,no patamar em que me encontro aprendi a não valorizar tanto esta história de pecado.Todos temos o livre arbítrio para fazer o que quiser,sabendo que o maior prejudicado somos nós desde que estejamos infligindo regras ou leis.
Na infância com a minha origem católica vivi aterrorizada com esta questão do pecado e de ser castigada. Hoje ouso classificar os pecados, apenas como defeitos . E o melhor é não posuí-los.
Mas tenho que falar sobre a presença deles em minha vida,vamos lá!
Avareza: Tenho apego de algumas coisas mas não excessivo.(estou me trabalhando na prática do desapego )
Gula: Acredito que todo mundo tem seus momentos de gula, nossos olhos são responsáveis . Existe até um ditado popular: O que não é visto nao é desejado.
Inveja: Só tenho : De quem tem irmãos
Ira: Em algumas situações nos descontrolamos, mas ainda bem que passa rápido. Não chego ao estágio da vingança.
Luxúria: Este eu não possuo, pois usufruo sem excessos.Mas até acredito que de forma desordenada não seja pecado e sim doença.
Preguiça: Nunca tive, sou uma pessoa que adora trabalhar,não me permito ficar parada.
Soberba: Acredito que não possuo ! Mas é bom ser elogiado, sentir o EGO massageado.

Estou repassando para os Blogs;
Carpe Diem
Coisa rara
Linhas imaginárias
Histórias da minha cozinha
Boas vibrações!xô aperreio
No rastro da poesia
Deusa do amo
Ly Avila